quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Minha história...


Minha paixão por música começou muito cedo.
Nasci em São Paulo na Capital e na minha família não tem ninguém violeiro, cantor ou coisa do gênero.
Meu pai, quando era criança tocava cavaquinho em Folia de Reis e minha mãe conta que os tios dela tinham “Terno de Folia de Reis” e também eram catireiros. 
Quando criança, lembro que ganhei um violãozinho de brinquedo de minha mãe. Aquele “violão” tornou-se o meu brinquedo favorito e inseparável. Aos domingos, eu arrastava do meu quarto até a sala uma cadeirinha também de estimação, sentava em frente a televisão e pedia para assistir o programa da Inezita Barroso, e claro com meu violãozinho nas mãos.
Lembro que, por várias vezes fui levada por minha mãe ou por uma das minhas irmãs até a farmácia do Dr. Francisco, a quem tínhamos muita confiança e apreço, para furar o calo que criava no meu polegar direito de tanto “tocar” aquele amado violãozinho.
Fui crescendo ouvindo rádios, discos, cantando pela casa, e esse sonho de me tornar cantora e violeira foi crescendo junto comigo. 
Mas, passamos por um longo período de dificuldades em casa. Foi nessa época em que o rádio e a TV de casa quebraram e a não conseguíamos mais sintonizar a TV Cultura com meu programa favorito: Viola, Minha Viola. 
E por conta da nossa dificuldade financeira não pude estuda música desde cedo, só aos 14 anos iniciei um curso básico de Violão Popular. 
Vi, porém, que o violão embora eu gostasse muito, não era ainda o que eu queria. Nessa época mudei para a casa onde meus pais moram atualmente e finalmente, depois de muito tempo as coisas em casa foram voltando ao normal, foi quando meu pai comprou um rádio novo e conseguimos arrumar a antena da televisão e pra minha felicidade voltei a assistir o programa da Inezita e escutar novamente o som da minha amada viola no meu rádio novo! 
A vontade de aprender tocar viola foi despertando cada vez mais dentro de mim, mas aqui em SP não achava de jeito nenhum um professor de viola. Visitei várias escolas de musicas e, pra minha infelicidade as pessoas nem sabiam nem o que era viola caipira quanto mais ter professor! Quanto que eu corri atrás!
Finalmente, aos 18 anos através de uma carta, consegui entrar em contato com o Braz da Viola. Foi então que, depois de mais de três anos de busca, eu consegui entrar no "Mundo da Viola".
Foi com a ajuda dele que consegui então comprar minha tão sonhada e primeira viola: a Luara Serena.
Dali por diante minha carreira como eu sempre sonhara, decolava cada vez mais. Participei da Orquestra de Viola Caipira do Braz da Viola de São José Dos Campos durante um ano e meio (06/ 99 à 12/00). 
Junto com a Orquestra de Viola de São José dos Campos, conheci muitas pessoas do meio que sempre tive vontade de conhecer. Uma das minhas primeiras apresentações  foi em Londrina – PR , com a participação de Inezita Barroso. Para mim foi marcante, pois com a viola recentemente em minhas mãos, pude conhecer a minha “ídala” Inezita. Foi um dia emocionante e do qual jamais esquecerei. Emociono-me ao falar dela, pois foi vendo-a e ouvindo-a que eu me inspirei e me inspiro até hoje em tocar viola e levar para o meu trabalho o pouco que sei da cultura do nosso Brasil. Em 2001, iniciei o curso de Viola Caipira na antiga ULM (Universidade Livre de Música), hoje EMESP - Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim. Estudei lá de fevereiro de 2001 a novembro de 2003. Nesse período participei da Orquestra Paulistana de Viola Caipira e no final de 2003 saí da Orquestra e minha atividade passou a ser somente o grupo Violeiros Matutos do qual faço parte até hoje. 
Em 2004, além de fazer shows com os Violeiros, passei a ministrar aulas de viola na
casa de meus pais. Em 2005, nós dos Violeiros Matutos conseguimos montar nosso próprio espaço, o Rancho dos Matutos, onde também passei a ministrar aulas de viola e canto popular.
Em 2009 me formei no curso técnico de música na ETEC de Artes – Escola Técnica de Artes Centro Paula Souza.
Em 2010 também me formei no curso técnico de Canto e em Junho de 2012 completei o pós-técnico em Composição e Arranjo pela mesma instituição.
Com minha “bagagem musical” um pouco mais amadurecida, comecei então a também ministrar aulas de canto popular.
A arte de cantar sempre me encantou tanto quanto a viola e, ter a oportunidade de aprender e ensinar me deixa muito feliz, pois você não só ensina, mas aprende muito com os alunos, e quem vem até você para aprender vem porque gosta e isso cria um elo de amizade muito forte e nos engrandece cada vez mais como seres humanos.
O amor que eu tenho pelo que faço é muito grande. Tudo o que fiz até hoje sempre foi com muito carinho e respeito. Hoje mais ainda, pois os alunos me ensinaram e ainda me ensinam muito.
Iniciei em janeiro de 2013 o curso de Licenciatura em Música na Instituição Unisantana, e agora, no final de Abril de 2013, finalizei um curso de Fisiologia Vocal e Auditiva pela OMB- Ordem dos Músicos do Brasil ministrado pela Fga. Mestra Raquel Malara Dell'Acqua, no intuito de aprender mais e me aprimorar nos meus estudos, embora, tenho com certeza ainda muito que aprender!
Em 17.06.13 fui contemplada com o Prêmio Rozini Excelência da Viola Caipira 2013 na categoria Violeira Solo. Prêmio do qual também ganhei no ano de 2010.
Atualmente estou em estúdio gravando meu primeiro cd solo que será intitulado– Estrada de Terra.

Discografia: 
2000 – CD Festa no Lugar – Braz da Viola e Orquestra de Viola Caipira; 
2002 – CD Orquestra Paulistana de Viola Caipira; 
2003 – 1° CD Violeiro Matuto – com Violeiros Matutos 
2005 – 2° CD Violeiros Matutos. 
2006 – Participação em uma faixa música – Lua de Queijo – CD “Manheceu” – do escritor e compositor Fábio Sombra. 
2007 – CD Terra Brasil – Sérgio Penna e Coro de Meninos São Francisco de Assis– Projeto Sócio Cultural da Cidade de Amparo/SP.
2008- CD Terra Brasil - Violeiros Matutos.
2011- CD Viola de Saia – Orquestra Feminina Viola de Saia.

                                                    Contatos: 11-2950-0792 / 9-9193-9866 / 9-8495-5554
                                                       E-mail:  fabiolamirella@gmail.com